Questões Ciência Forense

Cada um dos próximos itens apresenta uma causa jurídica de morte de vítima examinada...

Responda: Cada um dos próximos itens apresenta uma causa jurídica de morte de vítima examinada por médico legista, associada a uma proposta de conclusão, devendo ser julgado certo, se a associação causa/c...


1Q649985 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Cada um dos próximos itens apresenta uma causa jurídica de morte de vítima examinada por médico legista, associada a uma proposta de conclusão, devendo ser julgado certo, se a associação causa/conclusão estiver correta, ou errado, em caso contrário.

Vítima apresentando congestão compressiva de Perthes. Conclusão: suicídio.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

A congestão compressiva de Perthes é uma lesão característica que ocorre em casos de asfixia por compressão do pescoço, como na estrangulação. Essa lesão é causada pela compressão dos vasos sanguíneos do pescoço, levando a uma congestão venosa local.

No entanto, a presença de congestão compressiva de Perthes não indica necessariamente suicídio. Pelo contrário, essa lesão é mais comumente associada a homicídios por estrangulamento, pois a compressão do pescoço geralmente é realizada por outra pessoa.

O suicídio por asfixia geralmente ocorre por enforcamento, onde outras lesões podem estar presentes, mas a congestão compressiva de Perthes não é um achado típico exclusivo para essa causa.

Portanto, associar a congestão compressiva de Perthes diretamente ao suicídio está incorreto, pois essa lesão é mais indicativa de estrangulamento, frequentemente homicida.

Checagem dupla: Revisando a literatura médico-legal, confirma-se que a congestão compressiva de Perthes é uma lesão típica de estrangulamento e não um marcador específico de suicídio. Assim, a conclusão proposta na questão está errada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.