No processo de democratização do Estado, temos o redesenho de seu sistema ...

No processo de democratização do Estado, temos o redesenho de seu sistema federativo. O modelo orientador para as políticas sociais públicas é a(o)


publicidade

No processo de democratização do Estado, temos o redesenho de seu sistema federativo. O modelo orientador para as políticas sociais públicas é a(o)

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    08/01/2025 • 16:23
    Gabarito: b)

    No processo de democratização do Estado, o redesenho do sistema federativo é orientado pela descentralização político-administrativa. Isso significa que há uma transferência de competências e recursos da esfera central do governo para as esferas subnacionais, como estados e municípios.

    Esse modelo visa promover uma maior autonomia e participação das diferentes regiões na gestão de políticas sociais públicas, permitindo uma maior adequação das ações às necessidades locais e uma maior proximidade entre governantes e governados.

    A descentralização político-administrativa é um princípio previsto na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 18, que estabelece a autonomia dos entes federativos e a repartição de competências entre União, estados, Distrito Federal e municípios.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.