Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Política Internacional

Nem todas as consequências estão claras, já que esta é a primeira vez que alguém abando...

Responda: Nem todas as consequências estão claras, já que esta é a primeira vez que alguém abandona o bloco econômico desde sua criação, em 1993. Mas já há previsões do impacto na economia, na política e na ...


1Q656779 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Gestão de Concursos, 2020

Nem todas as consequências estão claras, já que esta é a primeira vez que alguém abandona o bloco econômico desde sua criação, em 1993. Mas já há previsões do impacto na economia, na política e na sociedade, tanto do Reino Unido quanto da Europa. A polêmica começou em junho de 2016, quando os britânicos votaram por romper com a UE, o chamado ‘Brexit’ (fusão das palavras ‘saída’ e ‘britânica’ em inglês). O resultado expôs uma rixa entre diferentes segmentos da população e causou a queda do primeiro-ministro David Cameron, substituído por Theresa May.
Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/ quais-as-consequencias-da-saida-do-reino-unido-da-uniao europeia/>. Acessado em: 31 de outubro de 2019 (Adaptação).

Embora as consequências da saída do reino Unidos não estejam claras, a conclusão desse processo implicaria uma série de possíveis desdobramentos no Reino Unido, entre os quais está o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit, implica que o país deixa de fazer parte do bloco econômico e político. Isso significa que o Reino Unido não estará mais sujeito às regras comuns da UE, incluindo as tarifas comerciais internas e acordos comerciais estabelecidos pelo bloco.

Portanto, o Reino Unido precisará renegociar suas tarifas comerciais com os demais países da União Europeia e com outros países com os quais a UE possui acordos. Essa renegociação é uma consequência natural da saída, pois o país deixa de participar do mercado único europeu.

As outras alternativas não são corretas. A libra esterlina continuará sendo a moeda do Reino Unido, pois o país nunca adotou o euro (alternativa a incorreta). A circulação de britânicos em países da UE não é proibida, mas pode ser regulada por novos acordos de imigração (alternativa c incorreta). A autonomia britânica para firmar acordos comerciais aumenta, pois o país deixa de estar vinculado às decisões da UE (alternativa d incorreta).

Assim, a alternativa b é a que melhor representa uma consequência direta e correta do Brexit.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.