Questões Administração Geral Gestão da Qualidade

Uma organização constatou elevado índice de insatisfaç...

Responda: Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no p...


1Q656786 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no problema, a diretoria determinou que fossem realizados estudos com vistas a identificar: (I) os fatores organizacionais que provocavam tamanha insatisfação; e (II) os fatores para os quais se destinavam as maiores quantidades de reclamações, para que fosse possível estabelecer prioridades na implementação de ações corretivas.

Nessa situação, a equipe responsável deve utilizar como ferramentas prioritárias da qualidade para atender às demandas (I) e (II), respectivamente,

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Por André Felipe em 31/12/1969 21:00:00
O diagrama de Ishikawa (também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou de causa e efeito) é uma ferramenta que busca identificar os principais elementos que geraram dado resultado negativo ou positivo, logo ele atende a exigência (I).

Já o diagrama de Pareto segue a regra do 80/20 que basicamente define que grande parte dos efeitos de um evento (80% dos resultados) são providos por uma pequena parte de seus causadores (20% dos eventos originais). Portanto, ele serve para determinar o peso que cada ação tem para com as consequências desencadeadas, podendo atender a (II).
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