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“A linguagem ocupa um papel central nas relações sociai...

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1Q656965 | Não definido, Professor Pedagogo, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“A linguagem ocupa um papel central nas relações sociais vivenciadas por crianças e adultos. As crianças, desde cedo, convivem com a língua oral em diferentes situações: os adultos que as cercam falam perto delas e com elas.

Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade. Na instituição escolar, elas ampliam suas capacidades de compreensão e produção de textos orais, o que favorece a convivência delas com uma variedade maior de contextos de interação e a sua reflexão sobre as diferenças entre essas situações e sobre os textos nelas produzidos.

O mesmo ocorre em relação à escrita. As crianças e os adolescentes observam palavras escritas em diferentes suportes, como placas, outdoors, rótulos de embalagens; escutam histórias lidas por outras pessoas etc. Nessas experiências culturais com práticas de leitura e escrita, muitas vezes mediadas pela oralidade, meninos e meninas vão se constituindo como sujeitos letrados.”

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Cabe à escola, responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita:

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💬 Comentários

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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A questão aborda o papel da escola no ensino formal da leitura e da escrita, destacando a importância de ampliar as experiências das crianças e adolescentes para que possam ler e produzir diferentes textos com autonomia.

As alternativas a, b, c e d focam em aspectos específicos e limitados, como gramática, histórias culturais, vocabulário ou literatura, mas não abrangem a função mais ampla da escola que é promover a autonomia na leitura e produção textual.

A alternativa e é a que melhor sintetiza a ideia central do texto, que é a ampliação das experiências culturais e textuais para que os alunos desenvolvam autonomia e capacidade crítica na leitura e escrita, conforme as práticas sociais e culturais.

Portanto, a escola deve ir além do ensino mecânico e fragmentado, promovendo um ambiente rico em experiências diversificadas que favoreçam a construção do sujeito letrado, conforme destacado no enunciado.
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