Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Crimes e Infrações Administrativas

G., atuando no exercício do poder de polícia repressivo, buscando defender a moralidade...

Responda: G., atuando no exercício do poder de polícia repressivo, buscando defender a moralidade pública, realizou apreensões de adolescentes na praça do município CX sem que estes houvessem realizado qualq...


Q657364 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Crimes e Infrações Administrativas, Guarda Civil Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

G., atuando no exercício do poder de polícia repressivo, buscando defender a moralidade pública, realizou apreensões de adolescentes na praça do município CX sem que estes houvessem realizado qualquer ato infracional. O crime, nesse caso tipificado no Estatuto da Criança e Adolescente, tem como pena máxima:
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 14/01/2025 16:31:34🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

No caso apresentado, a ação do agente G. de apreender adolescentes na praça do município sem que tenham cometido qualquer ato infracional configura uma conduta ilegal. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a apreensão de adolescentes sem fundamento legal é uma violação dos direitos desses indivíduos.

O ECA estabelece em seu artigo 249 que "descumprir, dolosa ou culposamente, as obrigações inerentes ao poder familiar ou decorrentes de tutela ou guarda, bem assim determinação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar" é considerado crime. A pena para esse tipo de conduta é de detenção de 2 (dois) a 6 (seis) anos.

Portanto, a pena máxima para o crime de apreensão de adolescentes sem fundamento legal, de acordo com o ECA, é de dois anos, conforme a opção a).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.