Questões Fisioterapia Fisioterapia Respiratória

As doenças pulmonares restritivas estão presentes em aproximadamente 12% da população g...

Responda: As doenças pulmonares restritivas estão presentes em aproximadamente 12% da população geral. Estes tipos de doenças apresentam como principal característica alterações nos volumes pulmonares. Neste...


Q657706 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, FADESP, 2020

As doenças pulmonares restritivas estão presentes em aproximadamente 12% da população geral. Estes tipos de doenças apresentam como principal característica alterações nos volumes pulmonares. Neste contexto, deve ser considerada a seguinte alteração nos dados da espirometria:

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

As doenças pulmonares restritivas são caracterizadas por uma redução na capacidade dos pulmões se expandirem adequadamente, o que resulta em uma diminuição dos volumes pulmonares. Portanto, uma das alterações que pode ser observada na espirometria em casos de doenças pulmonares restritivas é a redução da capacidade inspiratória, como indicado na opção d).

A capacidade vital funcional (CVF) e a capacidade pulmonar total (CPT) também tendem a ser reduzidas em doenças pulmonares restritivas, ao contrário do que foi mencionado nas opções a) e c).

O índice de Tiffeneau, também conhecido como VEF1/CVF, é um parâmetro utilizado para avaliar a obstrução das vias aéreas, não sendo específico para doenças pulmonares restritivas. Um índice inferior a 70% sugere uma possível obstrução das vias aéreas, não sendo uma característica típica das doenças pulmonares restritivas.

Portanto, a alternativa correta é a letra d) - Redução da capacidade inspiratória.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.