Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Sociedade e Comportamento

Os especialistas explicam que a expansão das principais facções criminosas do país, o P...

Responda: Os especialistas explicam que a expansão das principais facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), rumo ao Norte e Nordeste, resultou em uma guerra e...


1Q658005 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Sociedade e Comportamento, Gestão de Concursos, 2020

Os especialistas explicam que a expansão das principais facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), rumo ao Norte e Nordeste, resultou em uma guerra entre elas dentro dos presídios. “O ano de 2017 começou com matanças nos presídios no Amazonas, Rio Grande do Norte e Roraima. O sistema ficou muito conflagrado, porque se imaginava depois dessas três ondas um efeito dominó”, explica Paes Manso, coautor do livro A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil. A guerra nos presídios teve reflexos nas ruas, acirrando os conflitos e elevando os índices de criminalidade daquele ano. Mas, com o tempo, a tensão entre os grupos rivais começou a diminuir a partir de armistícios e pactos de não agressão.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/20/ politica/1563625750_156154.html>. Acesso em: 26 out. 2019.
De acordo com o texto, a tendência de queda da violência no Brasil, que começou no início de 2018, pode ser explicada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A questão aborda a dinâmica da violência relacionada às facções criminosas no Brasil, especialmente o PCC e o CV, e como a tensão entre esses grupos impactou os índices de criminalidade.

O texto explica que, após um período de intensas guerras entre as facções dentro dos presídios e nas ruas, houve uma diminuição da tensão a partir de armistícios e pactos de não agressão. Isso indica que a própria dinâmica interna dessas organizações, ou seja, o mercado do crime e suas disputas, influencia diretamente a escalada ou a redução da violência.

Portanto, a tendência de queda da violência a partir de 2018 pode ser explicada pela mudança na dinâmica do mercado do crime, com a diminuição dos conflitos entre as facções, e não necessariamente por ações governamentais ou extinção das facções.

As alternativas que mencionam ações oficiais (b), extinção das facções (c) ou aumento da tensão (d) não condizem com o conteúdo do texto, que destaca a redução da violência devido a acordos entre os grupos criminosos.

Assim, a alternativa correta é a letra a, pois está alinhada com a explicação dada no texto sobre a dinâmica do mercado do crime e seus efeitos na violência.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.