Todas as crianças têm direito a aprender, a ter a sua ...
Responda: Todas as crianças têm direito a aprender, a ter a sua identidade reconhecida e valorizada e a acessar oportunidades educativas diversificadas, a partir da interação...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) equidade.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de reconhecer e valorizar as identidades das crianças, promovendo o acesso a oportunidades educativas diversificadas e a interação com múltiplas linguagens e saberes. Esse princípio está diretamente relacionado à equidade, que busca garantir condições justas e adequadas para que todas as crianças possam aprender e se desenvolver, respeitando suas singularidades e contextos sociais.
A equidade, portanto, vai além da simples inclusão, pois implica em reconhecer as diferenças e desigualdades sociais para oferecer recursos e oportunidades que atendam às necessidades específicas de cada criança. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária, conforme descrito no enunciado.
Fazendo uma segunda análise, as outras alternativas não se encaixam tão bem: inclusão refere-se à participação de todos, mas não enfatiza o reconhecimento das identidades; ambiência está relacionada ao ambiente físico e social; singularidade destaca a individualidade, mas não necessariamente o aspecto social e de justiça; participação refere-se ao engajamento, mas não ao princípio que orienta a valorização das identidades e a redução das desigualdades. Portanto, a alternativa correta é mesmo a letra c) equidade.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de reconhecer e valorizar as identidades das crianças, promovendo o acesso a oportunidades educativas diversificadas e a interação com múltiplas linguagens e saberes. Esse princípio está diretamente relacionado à equidade, que busca garantir condições justas e adequadas para que todas as crianças possam aprender e se desenvolver, respeitando suas singularidades e contextos sociais.
A equidade, portanto, vai além da simples inclusão, pois implica em reconhecer as diferenças e desigualdades sociais para oferecer recursos e oportunidades que atendam às necessidades específicas de cada criança. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária, conforme descrito no enunciado.
Fazendo uma segunda análise, as outras alternativas não se encaixam tão bem: inclusão refere-se à participação de todos, mas não enfatiza o reconhecimento das identidades; ambiência está relacionada ao ambiente físico e social; singularidade destaca a individualidade, mas não necessariamente o aspecto social e de justiça; participação refere-se ao engajamento, mas não ao princípio que orienta a valorização das identidades e a redução das desigualdades. Portanto, a alternativa correta é mesmo a letra c) equidade.
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