Acerca da classificação das constituições, é correto afirmar que a

Acerca da classificação das constituições, é correto afirmar que a


Acerca da classificação das constituições, é correto afirmar que a

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: d) A constituição dogmática é aquela que está sempre escrita e expressa os princípios fundamentais e dogmas estruturais do Estado. Ela é elaborada de forma solene e possui um caráter normativo que orienta toda a ordem jurídica.

    Analisando as outras alternativas, a letra a está incorreta porque a constituição outorgada é aquela imposta por um governante, sem participação popular ou de uma Assembleia Nacional, ao contrário da constituição democrática, que resulta do trabalho de uma Assembleia.

    A alternativa b está errada porque a constituição costumeira não está codificada em um único texto escrito, mas sim baseada em costumes e práticas reiteradas.

    A alternativa c está incorreta porque a constituição sintética é aquela que contém apenas os princípios fundamentais, não abordando todos os assuntos considerados importantes pelos representantes do povo.

    Por fim, a alternativa e está errada porque a constituição flexível é aquela que pode ser alterada pelo mesmo processo legislativo das leis ordinárias, ou seja, não possui um processo mais dificultoso para alteração, ao contrário da constituição rígida.

    Portanto, a alternativa d é a correta, conforme o gabarito oficial.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.