No processo de organização de arquivos, ...

No processo de organização de arquivos, podem-se adotar diferentes métodos de acordo com as demandas e necessidades da repartição pública. Assinale a alternativ...


publicidade
📖 Texto associado

No processo de organização de arquivos, podem-se adotar diferentes métodos de acordo com as demandas e necessidades da repartição pública. Assinale a alternativa que apresenta esses métodos.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    29/01/2025 • 06:43
    Gabarito: b)

    No processo de organização de arquivos, os métodos adotados podem variar de acordo com as demandas e necessidades da repartição pública. Os métodos mais comuns são:

    a) Simplex, duplex, variadex e multiplex - Essas opções não representam métodos de organização de arquivos, mas sim tipos de comunicação de dados.

    b) Alfabético, numérico, geográfico e temático - Este é o conjunto correto de métodos de organização de arquivos.
    - Método alfabético: os documentos são organizados em ordem alfabética de acordo com um critério pré-determinado, como o nome do autor ou assunto.
    - Método numérico: os documentos são organizados de acordo com um número atribuído a cada um, facilitando a localização.
    - Método geográfico: os documentos são organizados com base em critérios geográficos, como localização física.
    - Método temático: os documentos são agrupados de acordo com o assunto a que se referem.

    c) Primário, secundário e terciário - Essa classificação refere-se à natureza dos documentos (originais, cópias, resumos) e não aos métodos de organização de arquivos.

    d) Corrente, permanente e etnográfico - Essa classificação refere-se ao ciclo de vida dos documentos (ativos, inativos, históricos) e não aos métodos de organização de arquivos.

    e) Físico, digital, misto e holográfico - Essas opções representam tipos de suporte para os arquivos (papel, eletrônico, combinação de ambos, holográfico) e não métodos de organização.

    Portanto, a alternativa correta é a letra b) Alfabético, numérico, geográfico e temático.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.