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Responda: Considere os trechos do texto. ... o conhecimento humano depende sempre de um checimento técnico e prático, mesmo que os ensinamentos da prática não p...


1Q669280 | Português, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

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Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)

Considere os trechos do texto.

... o conhecimento humano depende sempre de um checimento técnico e prático, mesmo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano. (6° parágrafo) .... uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equação matemática. (8° parágrafo)


As expressões destacadas apresentam, correta e respectivamente, as ideias de
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A primeira expressão destacada é "mesmo que", que indica uma ideia de concessão. A concessão é uma relação em que se admite um fato, mas que não impede a ocorrência de outro fato. Por exemplo, na frase "Realizou bem a tarefa, embora fosse desatento", temos uma concessão, pois apesar da desatenção, a tarefa foi bem feita.

A segunda expressão destacada é "já que", que indica uma ideia de causa. A causa é o motivo ou razão de algo. Na frase "Não fez os doces, pois faltavam os ovos", a falta dos ovos é a causa de não ter feito os doces.

As outras alternativas apresentam relações diferentes, como consequência, condição ou tempo, que não correspondem às expressões "mesmo que" (concessão) e "já que" (causa) do enunciado.

Portanto, a alternativa correta é a letra a, que associa corretamente "mesmo que" à concessão e "já que" à causa, com exemplos coerentes para cada uma.
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