Questões Português Ortografia Convenções de Escrita

Responda: Trabalho escravo ainda ...


1Q669717 | Português, Ortografia Convenções de Escrita, Auxiliar Legislativo, Câmara de Cabedelo PB, UEPB, 2020

Trabalho escravo ainda é uma realidade no Brasil

     O trabalho escravo ainda é uma violação de direitos humanos que persiste no Brasil. A sua existência foi assumida pelo governo federal perante o país e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1995, o que fez com que se tornasse uma das primeiras nações do mundo a reconhecer oficialmente a escravidão contemporânea em seu território. Daquele ano até 2016, mais de 50 mil trabalhadores foram libertados de situações análogas a de escravidão em atividades econômicas nas zonas rural e urbana.
     Mas o que é trabalho escravo contemporâneo? O trabalho escravo não é somente uma violação trabalhista, tampouco se trata daquela escravidão dos períodos colonial e imperial do Brasil. Essa violação de direitos humanos não prende mais o indivíduo a correntes, mas compreende outros mecanismos que acometem a dignidade e a liberdade do trabalhador e o mantêm submisso a uma situação extrema de exploração.

Fonte: (https://www.cartacapital.com.br/educacao/trabalho-escravo-e-ainda-uma-realidade-no-brasil/). 
Sobre a utilização do vocábulo “tampouco” no texto, é CORRETO afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

No texto, a palavra "tampouco" foi empregada corretamente e está de acordo com a ortografia oficial. Ela é um advérbio de negação que tem o sentido de "muito menos". Portanto, a alternativa correta é que a grafia está correta e foi empregada no sentido de "muito menos".

É importante ressaltar que o uso adequado das palavras contribui para a clareza e precisão do texto, evitando ambiguidades e garantindo a correta transmissão da mensagem ao leitor. Neste caso, "tampouco" foi utilizado para reforçar a ideia de que o trabalho escravo contemporâneo não se trata da escravidão dos períodos colonial e imperial do Brasil.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.