Questões Direito Penal Roubo 321 Furto 3222 Extorsão 3213 Furto de Coisa Comum

Com base no que dispõe a Código Penal acerca dos crimes contra o patrimônio, considere:...

Responda: Com base no que dispõe a Código Penal acerca dos crimes contra o patrimônio, considere: I. No crime de roubo, não é punível a subtração de coisa comum fungível, cujo valor não excede a quota a...


1Q671053 | Direito Penal, Roubo 321 Furto 3222 Extorsão 3213 Furto de Coisa Comum, Advogado Legislativo Procurador, AL AP, FCC, 2020

Texto associado.

Com base no que dispõe a Código Penal acerca dos crimes contra o patrimônio, considere:
I. No crime de roubo, não é punível a subtração de coisa comum fungível, cujo valor não excede a quota a que tem direito o agente. II. No crime de extorsão, aumenta-se a pena de um terço até metade, se for cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma. III. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3, se há destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum. IV. No crime de furto, a pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.
Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar cada afirmativa com base no Código Penal Brasileiro, especialmente nos artigos que tratam dos crimes contra o patrimônio.

I. No crime de roubo, não é punível a subtração de coisa comum fungível, cujo valor não excede a quota a que tem direito o agente. Esta afirmativa está incorreta. O Código Penal não prevê essa exclusão de punibilidade no roubo. A subtração de coisa comum fungível, mesmo que dentro da quota do agente, não afasta a tipicidade do roubo.

II. No crime de extorsão, aumenta-se a pena de um terço até metade, se for cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma. Correto. O artigo 158, parágrafo 2º, do Código Penal prevê aumento de pena nessas circunstâncias.

III. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3, se há destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum. Correto. O artigo 157, parágrafo 3º, do Código Penal estabelece esse aumento de pena.

IV. No crime de furto, a pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno. Correto. O artigo 155, parágrafo 2º, do Código Penal prevê esse aumento.

Portanto, apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas, o que corresponde à alternativa e).

Segunda resolução:

Revisando os dispositivos legais, confirmamos que a afirmativa I está errada, pois não existe exclusão de punibilidade para subtração de coisa comum fungível no roubo.

As afirmativas II, III e IV correspondem exatamente aos aumentos de pena previstos nos artigos 158, 157 e 155 do Código Penal, respectivamente.

Assim, a alternativa correta é a letra e.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.