Questões Arquivologia

No que se refere às rotinas de recebimento e classificação de protocolo, é correto afir...

Responda: No que se refere às rotinas de recebimento e classificação de protocolo, é correto afirmar que o último passo consiste em encaminhar os papéis ao setor de registro de protocolo.


1Q671806 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Em relação a protocolo, julgue o item.
No que se refere às rotinas de recebimento e classificação de protocolo, é correto afirmar que o último passo consiste em encaminhar os papéis ao setor de registro de protocolo.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

Nas rotinas de recebimento e classificação de protocolo, o último passo não é encaminhar os papéis ao setor de registro de protocolo, mas sim realizar o registro propriamente dito. Ou seja, primeiro ocorre o recebimento dos documentos, depois a classificação conforme critérios estabelecidos, e então o registro no sistema ou livro de protocolo.

Somente após o registro é que os documentos são encaminhados para os setores responsáveis pelo seu tratamento ou arquivamento. Portanto, afirmar que o último passo é encaminhar os papéis ao setor de registro está incorreto, pois o registro deve preceder o encaminhamento.

Essa sequência é importante para garantir o controle e a rastreabilidade dos documentos, conforme previsto nas normas de gestão documental e protocolo administrativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.