“No Brasil, a violência tem feito milhares de vítimas, em alguns casos esse ato é praticado pela própria família, além de inúmeros outros ocorridos nas ruas.”
(FONTE: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/violencia-urbana-no-brasil.htm . Acesso em 15 de março de 2020 às 15 e 30 horas).
Com base nesta citação, assinale a alternativa CORRETA:
a) A violência urbana é um fenômeno exclusivamente restrito aos grandes centros do Brasil, afetando uma grande parcela da sociedade nacional. Diariamente os telejornais destacam notícias de assassinatos, sequestros, assaltos, estupros, entre outros tipos de violência nas grandes metrópoles do país.
b) Enquanto o poder do Estado não se impõe, o crime organizado se institui como um poder paralelo, que estabelece regras de ética e conduta própria, além de implantar fronteiras para a atuação de determinada facção criminosa.
c) O problema da violência urbana é uma exclusividade do Brasil e de países subdesenvolvidos. Não encontramos este tipo de violência em países com melhores padrões econômicos e com melhores indicadores sociais.
d) O tráfico de drogas e o crime organizado atingem apenas as grandes metrópoles do Brasil, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, fatores estes que tornam estes centros violentos.
e) Diferentemente do Brasil os países europeus consideram a violência verbal como mais um tipo de violência que causa danos morais.