Questões Meio Ambiente

O Projeto Aquapolo recebe uma parcela do efluente da Estação de Tratamento de Esgo...

Responda: O Projeto Aquapolo recebe uma parcela do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto ABC, em São Paulo, e disponibiliza cerca de 700 L/s para aproveitamento posterior no Polo Industrial de Cap...


1Q673033 | Meio Ambiente, Engenheiro Químico, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

O Projeto Aquapolo recebe uma parcela do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto ABC, em São Paulo, e disponibiliza cerca de 700 L/s para aproveitamento posterior no Polo Industrial de Capuava, fazendo o tratamento de esgoto doméstico para produzir água de qualidade adequada para o reuso industrial. O processo conta com um sistema de filtragem por discos, um tanque biológico, um conjunto de membranas de ultrafiltração e um sistema de membranas de osmose inversa.
Com base nos princípios de funcionamento das quatro tecnologias citadas e suas aplicações comerciais mais usuais, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a tecnologia à sua respectiva descrição.
COLUNA I
1. Filtro de discos
2. Tanque biológico
3. Membrana de ultrafiltração
4. Membrana de osmose inversa
COLUNA II
( ) Impede a passagem de sólidos e bactérias.
( ) Impede a passagem de resíduos sólidos superiores a 400 mícrons.
( ) Responsável pela remoção de sais, promovendo a redução de condutividade elétrica.
( ) Promove o processo de desnitrificação.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar cada tecnologia e sua função para relacionar corretamente com as descrições.

1. Filtro de discos: é um equipamento de pré-tratamento que retém partículas sólidas maiores, normalmente acima de 400 mícrons, evitando que esses resíduos maiores avancem no processo.

2. Tanque biológico: é onde ocorre o tratamento biológico do esgoto, incluindo processos como a desnitrificação, que é a remoção de nitratos por ação bacteriana em condições anaeróbias.

3. Membrana de ultrafiltração: é uma membrana que retém partículas muito pequenas, incluindo sólidos em suspensão e bactérias, impedindo sua passagem.

4. Membrana de osmose inversa: é usada para remover sais dissolvidos, promovendo a redução da condutividade elétrica da água, ou seja, desmineralização.

Agora, relacionando com as descrições:

- "Impede a passagem de sólidos e bactérias." corresponde à membrana de ultrafiltração (3).

- "Impede a passagem de resíduos sólidos superiores a 400 mícrons." corresponde ao filtro de discos (1).

- "Responsável pela remoção de sais, promovendo a redução de condutividade elétrica." corresponde à membrana de osmose inversa (4).

- "Promove o processo de desnitrificação." corresponde ao tanque biológico (2).

Portanto, a sequência correta é: 3 1 4 2, que corresponde à alternativa c).

Checagem dupla confirma que as funções das tecnologias estão bem definidas na literatura de tratamento de água e esgoto, e a alternativa c) é a que melhor corresponde às descrições dadas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.