A Lei n° 1.079/1950 define os crimes de responsabilidade e regula o resp...

A Lei n° 1.079/1950 define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. Assinale a alternativa que não apresenta um crime de responsabilidade contra a existência...


A Lei n° 1.079/1950 define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. Assinale a alternativa que não apresenta um crime de responsabilidade contra a existência política da União.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a) A Lei nº 1.079/1950 trata dos crimes de responsabilidade contra a existência política da União, entre outros.

    Os crimes listados nas alternativas b), c) e d) estão previstos no artigo 1º da referida lei como crimes contra a existência política da União. Por exemplo, violar a imunidade dos embaixadores (b) e violar tratados internacionais (d) atentam contra a soberania e a política externa do país.

    Já a alternativa a), que trata de exibir ou ter sob sua guarda lista de sorteio de loteria estrangeira, não está prevista como crime de responsabilidade contra a existência política da União. Essa conduta não afeta a soberania ou a integridade política do Estado brasileiro, sendo, portanto, incorreta como crime de responsabilidade nessa categoria.

    A alternativa c), que fala sobre não empregar contra o inimigo os meios de defesa disponíveis, também está prevista como crime de responsabilidade, pois compromete a defesa nacional.

    Portanto, a alternativa a) é a única que não configura crime de responsabilidade contra a existência política da União, conforme a Lei nº 1.079/1950.
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a) A Lei nº 1.079/1950 trata dos crimes de responsabilidade, que são infrações cometidas por autoridades públicas contra a Constituição e a existência política da União.

    Os crimes contra a existência política da União envolvem ações que atentam contra a soberania, a integridade territorial, a independência e a segurança do Estado.

    A alternativa a) menciona "exibir ou ter sob sua guarda lista de sorteio de loteria estrangeira", que não configura crime de responsabilidade contra a existência política da União. Essa conduta não está relacionada a ameaças à soberania ou à integridade do Estado.

    As alternativas b), c) e d) apresentam condutas que atentam contra a existência política da União, como violar imunidade diplomática, não empregar meios de defesa contra inimigos e violar tratados internacionais, respectivamente, todas previstas na Lei nº 1.079/1950.

    Portanto, a alternativa correta é a) por não se enquadrar como crime de responsabilidade contra a existência política da União.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.