Questões Português Sintaxe

Em “[…] acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais ent...

Responda: Em “[…] acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles [...]”, a expressão em destaque pode ser substituída corretamente, sem que haja altera...


1Q677787 | Português, Sintaxe, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder a questão.
Projetos e Ações: Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em . Acesso em: 30/ jan./2019.
Em “[…] acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles [...]”, a expressão em destaque pode ser substituída corretamente, sem que haja alteração semântica ou sintática, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A expressão 'para que' é uma locução conjuntiva que indica finalidade, ou seja, o propósito de uma ação. No enunciado, 'para que os policiais entendam a percepção deles' expressa o objetivo do bate-papo.

A alternativa 'a fim de que' também é uma locução conjuntiva que indica finalidade, podendo substituir 'para que' sem alterar o sentido ou a estrutura da frase. Portanto, a substituição é correta do ponto de vista semântico e sintático.

Já a alternativa 'afim de que' está incorreta, pois 'afim' (sem acento) é um adjetivo que significa 'semelhante' ou 'relacionado', e não uma locução conjuntiva. A forma correta para indicar finalidade é 'a fim de que', com separação e sem acento.

As outras alternativas ('conquanto que', 'com quanto que' e 'porquanto que') não indicam finalidade. 'Conquanto que' indica concessão, 'com quanto que' não é uma expressão correta, e 'porquanto que' indica causa ou explicação, portanto não são equivalentes a 'para que'.

Assim, a única alternativa correta para substituir 'para que' sem alteração de sentido ou estrutura é a alternativa 'a'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.