Questões Português Morfologia

Dentre os processos existentes para formar novas palavras, verifica-se que o substantiv...

Responda: Dentre os processos existentes para formar novas palavras, verifica-se que o substantivo “responsa” é formado por


1Q678184 | Português, Morfologia, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder a questão. 
Projetos e Ações: Papo de Responsa 
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. 
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações. 
Disponível em . Acesso em: 30/ jan./2019.
Dentre os processos existentes para formar novas palavras, verifica-se que o substantivo “responsa” é formado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) redução.

O substantivo 'responsa' é uma forma reduzida da palavra 'responsabilidade'. Esse processo de formação de palavras, chamado redução, consiste em abreviar uma palavra mais longa, mantendo seu sentido básico, mas em uma forma mais curta e informal.

A derivação prefixal (a) ocorre quando se acrescenta um prefixo à palavra base, o que não é o caso aqui. A derivação parassintética (b) envolve a adição simultânea de prefixo e sufixo, também não aplicável.

O hibridismo (d) ocorre quando a palavra é formada por elementos de línguas diferentes, o que não acontece com 'responsa'. A composição por aglutinação (e) é a junção de duas palavras, com perda parcial de elementos, o que também não se aplica.

Portanto, a formação de 'responsa' é um claro exemplo de redução, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.