As fábricas Andorinhas
Cada vez mais, as multinacionais de marca – IBM e a General Motors – insistem que são
apenas como qualquer um de nós: caçadores de pechinchas em busca do melhor negócio
no shopping global. Elas são consumidores muito exigentes, com instruções específicas
relacionadas com projeto sob encomenda, matéria-prima, prazos de entrega e, mais
importante, a necessidade dos preços mais baixos possíveis. Mas o que não interessa a
eles é a onerosa logística de como esses preços caem tanto; construir fábricas, comprar
maquinaria e orçar a mão-de-obra têm sido operações rebatidas diretamente para a quadra
de terceiros.
(KLEIN, Naomi. Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido. Disponível em: Acesso em: 24/05/2007)
Na atualidade, as indústrias de alta tecnologia estão imprimindo um novo ordenamento no
espaço em busca em maiores lucros. Na “busca do melhor negócio no shopping global”, as
indústrias de alta tecnologia
-
-
-
-