Questões Medicina

A gasometria tem por objetivo avaliar indiretamente a capacidade pulmonar quanto à p...

Responda: A gasometria tem por objetivo avaliar indiretamente a capacidade pulmonar quanto à proporção adequada de oxigênio e remoção de dióxido de carbono, bem como observar os processos de reabsorção ou...


1Q683912 | Medicina, Farmacêutico Bioquímico, UFF, COSEAC, 2019

A gasometria tem por objetivo avaliar indiretamente a capacidade pulmonar quanto à proporção adequada de oxigênio e remoção de dióxido de carbono, bem como observar os processos de reabsorção ou excreção renais de íons bicarbonato na tentativa de manter o pH corporal normal.

Leia com atenção os itens abaixo e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso), relativamente aos procedimentos usados para coletar amostras para obtenção desses parâmetros.

(  ) de punção arterial.
(  ) com heparinização da seringa.
(  ) com imediata centrifugação da amostra.
(  ) sem contato do sangue com o oxigênio do ar.
(  ) após a retração espontânea e total do coágulo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A gasometria arterial é um exame que avalia a troca gasosa pulmonar e o equilíbrio ácido-base do organismo, sendo fundamental para o diagnóstico e monitoramento de diversas condições clínicas.
O primeiro item, punção arterial, é verdadeiro, pois a coleta para gasometria deve ser feita em artéria, geralmente a radial, para obter amostra representativa da oxigenação e ventilação.
O segundo item, uso de seringa heparinizada, também é verdadeiro, já que a heparina evita a coagulação do sangue durante o transporte e análise.
O terceiro item, centrifugação imediata da amostra, é falso. A amostra de gasometria não deve ser centrifugada, pois isso pode alterar os gases e o pH do sangue.
O quarto item, evitar contato do sangue com o oxigênio do ar, é verdadeiro, pois a exposição ao ar pode alterar a concentração dos gases e comprometer o resultado.
O quinto item, coleta após retração do coágulo, é falso, pois a amostra deve ser coletada antes da coagulação para garantir a integridade dos parâmetros analisados.
Portanto, a sequência correta é V, V, F, V, F, que corresponde à alternativa a).

Segunda resolução:
Revisando os procedimentos padrão para gasometria arterial, confirma-se que a coleta é arterial, com seringa heparinizada, sem centrifugação, evitando contato com o ar e antes da coagulação. Isso reforça que a alternativa a) está correta e as demais apresentam erros em pelo menos um dos itens.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.