Questões Contabilidade Geral DRE

Considere as afirmações sobre o imposto sobre operações relativas à circulação de merca...

Responda: Considere as afirmações sobre o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação: 


1Q683985 | Contabilidade Geral, DRE, Técnico em Contabilidade, UFMG, UFMG, 2019

Considere as afirmações sobre o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação: 
I. É de competência dos Estados e do Distrito Federal. 
II. Deverá ser não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação. 
III. Deverá ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. 
IV. É facultado à Câmara dos Deputados estabelecer suas alíquotas máximas nas mesmas operações para resolver conflito específico que envolva interesse de Estados. 
Com base no exposto no Artigo 155 da Constituição Federal, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A Constituição Federal, no artigo 155, estabelece que o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) é de competência dos Estados e do Distrito Federal, confirmando a afirmativa I.

Além disso, o ICMS deve ser não cumulativo, ou seja, o imposto devido em cada operação pode ser compensado com o que foi pago nas etapas anteriores, o que corresponde à afirmativa II.

Quanto à afirmativa III, o ICMS não é seletivo em função da essencialidade das mercadorias e serviços. Essa característica é típica do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), conforme artigo 153, inciso III, da Constituição Federal. Portanto, a afirmativa III está incorreta.

Por fim, a afirmativa IV está incorreta porque a fixação das alíquotas máximas do ICMS não é competência da Câmara dos Deputados, mas sim do Senado Federal, conforme artigo 155, § 2º, inciso VII, da Constituição Federal.

Fazendo uma segunda análise, confirmamos que apenas as afirmativas I e II estão corretas, o que confirma o gabarito oficial e a resposta mais marcada pelos candidatos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.