Questões Direito Previdenciário

Augustinho, trabalhador urbano, deixou pensão por morte para sua viúva, única dependent...

Responda: Augustinho, trabalhador urbano, deixou pensão por morte para sua viúva, única dependente. Considerando que o óbito ocorreu sem ter havido tempo para a realização de, ao menos, 18 contribuições mens...


Q684015 | Direito Previdenciário, Procurador Jurídico, Prefeitura de Ibaté SP, VUNESP, 2019

Augustinho, trabalhador urbano, deixou pensão por morte para sua viúva, única dependente. Considerando que o óbito ocorreu sem ter havido tempo para a realização de, ao menos, 18 contribuições mensais à Previdência e que o casamento datou de menos de 2 anos antes do falecimento do segurado, sobre a duração do benefício, é correto afirmar que será de: 

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

De acordo com a legislação previdenciária, no caso de óbito do segurado sem que tenha havido tempo para a realização de, ao menos, 18 contribuições mensais à Previdência e o casamento tenha ocorrido há menos de 2 anos antes do falecimento do segurado, a duração do benefício de pensão por morte para a viúva será de 4 meses, contados a partir do óbito.

Essa regra está prevista no artigo 77, § 2º, inciso II, da Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.