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Quando se redige um texto manuscrito, é necessário conhecer as regras de separação silá...

Responda: Quando se redige um texto manuscrito, é necessário conhecer as regras de separação silábica.Considerando essa afirmação, assinale a alternativa em que os vocábulos apresentam separação silábic...


1Q684327 | Português, Morfologia, Perito Oficial Criminal Área 7 Medicina Veterinária, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder a questão.

Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais
da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos
como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os
policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e
associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e
inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas,
poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os
alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas
sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a
percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em . Acesso em: 30/ jan./2019.
Quando se redige um texto manuscrito, é necessário conhecer as regras de separação silábica.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa em que os vocábulos apresentam separação silábica correta.
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão trata da correta separação silábica dos vocábulos apresentados. A separação silábica deve seguir as regras da língua portuguesa, respeitando a divisão natural das sílabas, que geralmente correspondem a uma vogal ou ditongo por sílaba.

Vamos analisar cada alternativa:

a) Pri-me-i-ro / a-pro-xi-ma-çã-o.
Na palavra 'primeiro', a separação correta é pri-mei-ro, pois 'mei' é um ditongo crescente e não deve ser separado. Em 'aproximação', a separação correta é a-pro-xi-ma-ção, e não 'çã-o'.

b) E-qui-pe / me-i-o.
Em 'equipe', a separação correta é e-qui-pe, que está correta. Em 'meio', o correto é mei-o, pois 'ei' é um ditongo decrescente e não deve ser separado.

c) Intr-oduz / rea-gi-ram.
Em 'introduz', a separação correta é in-tro-duz, não 'intr-oduz'. Em 'reagiram', a separação correta é re-a-gi-ram, que está correta.

d) I-ni-ci-a / a-ca-de-mi-a.
Em 'inicia', a separação correta é i-ni-ci-a, e em 'academia' é a-ca-de-mi-a. Ambas estão corretas.

e) Pro-ce-sso / in-sti-tu-i-ção.
Em 'processo', a separação correta é pro-ces-so, não pro-ce-sso. Em 'instituição', a separação correta é ins-ti-tu-i-ção, não in-sti-tu-i-ção.

Portanto, a única alternativa que apresenta a separação silábica correta para ambos os vocábulos é a alternativa d.

Checagem dupla confirma que a alternativa d está correta, pois respeita as regras de divisão silábica da língua portuguesa.
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