Questões Português Interpretação de Textos

No início de um comentário na revista Época, 14/01/2019, o jornalista Helio Gurovitz di...

Responda: No início de um comentário na revista Época, 14/01/2019, o jornalista Helio Gurovitz diz: “Nenhum presidente de empresa privada acumula tanto poder, controla tantos destinos, atrai tanta inveja. Ne...


1Q686754 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Superior Especializado Engenharia Elétrica, DPE RJ, FGV, 2019

No início de um comentário na revista Época, 14/01/2019, o jornalista Helio Gurovitz diz: “Nenhum presidente de empresa privada acumula tanto poder, controla tantos destinos, atrai tanta inveja. Nenhum outro posto da administração pública sofre tanta pressão, recebe tanto escrutínio, é alvo de tantos ataques. Nenhum emprego tem, simultaneamente, tamanha força e fragilidade. É o pior emprego do mundo”. 
Assim o cargo do ministro Paulo Guedes é definido pelo jornalista Thomas Traumann em O pior emprego do mundo, lançado no meio da campanha eleitoral do ano passado.
O texto segue uma estrutura de suspense construída da seguinte forma: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O texto inicia apresentando várias características marcantes, como o poder, a pressão, o escrutínio e a fragilidade, sem mencionar imediatamente a quem se referem essas qualidades. Essa técnica cria suspense e prende a atenção do leitor.

Somente após listar essas características, o texto revela que está falando do cargo do ministro Paulo Guedes, ou seja, do objeto caracterizado. Isso confirma que a estrutura do texto é de citar inicialmente as características para depois mencionar o objeto.

As outras alternativas não correspondem tão bem à estrutura do texto. Por exemplo, a alternativa b fala em aspectos gerais e concretos, o que não é o caso aqui, pois as características são específicas e fortes desde o início. A alternativa c sugere aspectos contraditórios, mas o texto não apresenta contradição, e sim uma sequência de qualidades e dificuldades.

A alternativa d fala em qualificar e depois justificar, o que não ocorre explicitamente. Já a alternativa e sugere uma sequência de frases que culmina em uma afirmativa resumida, o que também não é o caso, pois o texto apenas apresenta características e depois revela o objeto.

Portanto, a alternativa a é a que melhor descreve a estrutura do texto, conforme o gabarito oficial e a maioria dos comentários.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.