Questões Português

No período “Ele, como o técnico, vê coisas no texto em jogo que, só depois de lida...

Responda: No período “Ele, como o técnico, vê coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós são percebidas” (R. 10 a 12), o segmento “como o técnico” expressa


1Q686846 | Português, Técnico Judiciário, TJ PR, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
    Texto
    O astrônomo lê o céu, lê a epopeia das estrelas. Ora,
direis, ouvir e ler estrelas. Que histórias sublimes, suculentas,
na Via Láctea. O físico lê o caos. Que epopeias o geógrafo lê
nas camadas acumuladas em um simples terreno. Um desfile de
Carnaval, por exemplo, é um texto. Por isso se fala de
“samba-enredo”: a disposição das alas, as fantasias, a bateria,
a comissão de frente são formas narrativas.
    Uma partida de futebol é uma forma narrativa. Saber
ler uma partida — esse é o mérito do locutor esportivo, na
verdade, um leitor esportivo. Ele, como o técnico, vê
coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós
são percebidas. Ler, então, é um jogo, uma disputa, uma
conquista de significados.
    Estamos com vários problemas de leitura hoje.
Construímos aparelhos aprimoradíssimos que sabem ler.
Leem-nos, às vezes, melhor que nós mesmos. Vi na fazenda de
um amigo aparelhos eletrônicos que, ao tirarem leite da vaca,
são capazes de ler tudo sobre a qualidade do leite, da vaca, e
até (imagino) ler o pensamento de quem está assistindo à cena.
Aparelhos complexos leem o mundo e nos dão recados. A
natureza está dizendo que a água, além de infecta, está
acabando. Lemos a notícia e postergamos a tragédia para
nossos netos. É preciso ler, interpretar e fazer alguma coisa
com a interpretação.
Affonso Romano de Sant’Anna. Ler o mundo.
São Paulo: Global, 2011, p. 8-9 (com adaptações).
No período “Ele, como o técnico, vê coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós são percebidas” (R. 10 a 12), o segmento “como o técnico” expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) comparação.

No período apresentado, o segmento 'como o técnico' serve para estabelecer uma relação entre 'ele' e 'o técnico', indicando que 'ele' vê as coisas no texto da mesma forma que o técnico vê. Essa construção é típica de uma comparação, pois mostra semelhança entre duas pessoas ou situações.

Analisando as outras alternativas, hipótese indicaria uma condição ou possibilidade, o que não ocorre aqui. Conformidade indicaria que algo está de acordo com uma regra ou padrão, o que também não se aplica. Explicação justificaria o motivo ou causa, mas o segmento não explica, apenas compara. Causa indicaria o motivo pelo qual algo acontece, o que não é o caso.

Portanto, a função sintática e semântica do segmento 'como o técnico' é estabelecer uma comparação, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.