Questões Administração Pública

( ) A administração patrimonialista era o modelo de administração própria das monarquia...

Responda: ( ) A administração patrimonialista era o modelo de administração própria das monarquias absolutas, em que o patrimônio do rei se confundia com o patrimônio público. O Estado era considerado propri...


1Q687873 | Administração Pública, Tecnólogo Formação Gestão Pública, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.
É comum nos depararmos, na literatura, com a descrição de três modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. A respeito desses três modelos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 
( ) A administração patrimonialista era o modelo de administração própria das monarquias absolutas, em que o patrimônio do rei se confundia com o patrimônio público. O Estado era considerado propriedade do rei. 
( ) A administração pública burocrática, associada ao tipo ideal de dominação racional-legal de Max Weber, busca separar o que é público do privado, estabelecer o comportamento esperado pelo servidor público ou administrador público na forma de regulamentos exaustivos, enfatizar a impessoalidade, seja na forma de acesso ao serviço público, seja na progressão na carreira e torna o conhecimento das regras um recurso de poder. 
( ) A administração pública burocrática compreende a criação de novas figuras institucionais para a realização de serviços que não configuram atividades exclusivas do Estado, como PPP (parcerias público-privadas) e Organizações Sociais e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) que podem estabelecer parcerias com o poder público. 
( ) A administração pública gerencial compreende estrutura de poder menos centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários. 
( ) A administração pública gerencial compreende sistemas de gestão e controle centrados em resultados e não mais em procedimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)
A primeira afirmativa é verdadeira, pois a administração patrimonialista caracteriza-se pela confusão entre o patrimônio do rei e o patrimônio público, típica das monarquias absolutas, onde o Estado era visto como propriedade do monarca.
A segunda afirmativa também é verdadeira. A administração pública burocrática, conforme o tipo ideal de Max Weber, busca a separação entre público e privado, enfatiza a impessoalidade e o cumprimento rigoroso de regulamentos, tornando o conhecimento das regras um recurso de poder.
A terceira afirmativa é falsa na alternativa e verdadeira na questão, pois a administração pública burocrática não compreende a criação de novas figuras institucionais como PPPs e Organizações Sociais, que são características da administração pública gerencial e das reformas administrativas posteriores.
A quarta afirmativa é verdadeira, pois a administração pública gerencial busca estruturas menos centralizadas e hierárquicas, com maior rapidez e economia na prestação dos serviços e participação dos usuários.
A quinta afirmativa também é verdadeira, pois a administração pública gerencial foca em sistemas de gestão e controle centrados em resultados, ao invés de procedimentos rígidos.
Feita a checagem dupla, confirma-se que a alternativa correta é a letra e, que corresponde às sentenças V – V – F – V – V.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.