O ambiente em um biotério é influenciado por muitos fatores, entre eles, iluminação, ruído, vibração, temperatura, umidade, composição gasosa e partículas do ar. Tais fatores devem garantir a saúde e o bem-estar dos animais, e o conforto dos técnicos para as atividades diárias. Sobre os fatores ambientais é correto afirmar que:
✂️ a) as fontes de ruídos oriundas das áreas de higienização, dos equipamentos geradores de ruídos e ultrassom, não devem ser superiores a 60dB para camundongos e 85dB para cobaias para não causarem a redução da fertilidade e choques audiogênicos nos animais. ✂️ b) as vibrações no microambiente podem ser provenientes de equipamentos e de sistemas de exaustão e, sempre que identificada sua fonte, providências devem ser tomadas para amortecê-las com sistema específico para não causar “stress” aos animais. ✂️ c) as práticas de manejo, tais como rodízio entre as gaiolas e a oferta de elementos de enriquecimento ambiental, contribuem para aumentar os efeitos deletérios da luminosidade ✂️ d) a ventilação no macroambiente assegura a redução de alérgenos e de agentes patogênicos presentes no ar e promove uma ventilação menor em gaiolas abertas do que em microisoladores.
✂️ e) o fornecimento de 8 a 10 trocas de ar/hora é um parâmetro aceitável para manter a qualidade do ar no macroambiente em volume constante, mas não para manter a qualidade do ar no microambiente.