Preparações estéreis são formas farmacêuticas livres de pirogênios e de microrganismos viáveis destinadas à administração por vias parenterais. Sua preparação deve ser realizada em áreas limpas, seguindo padrões específicos visando qualidade e esterilidade.
Considerando as Boas Práticas de Fabricação de produtos estéreis, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nas áreas de preparação de produtos estéreis, para reduzir o acúmulo de poeira e facilitar a limpeza, as instalações devem ter o mínimo de saliências, prateleiras, armários e equipamentos. Deve-se evitar a existência de pias e ralos, sendo que não devem existir nas áreas A e B.
II. As áreas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis são classificadas em quatro diferentes graus: zona de grau A, área de alto risco operacional, como produção e envase; zona B, áreas circundantes às de grau A; zonas de grau C e D, áreas limpas menos críticas.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
✂️ a) a primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira. ✂️ b) a primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, falsa. ✂️ c) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. ✂️ d) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira