Questões Português Interpretação de Textos

“Todos aqueles que devem deliberar sobre questões dúbias devem também manter-se imunes ...

Responda: “Todos aqueles que devem deliberar sobre questões dúbias devem também manter-se imunes ao ódio e à simpatia, à ira e ao sentimentalismo”.  Nesse pensamento de um historiador latino, ocorr...


1Q694455 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ CE, FGV, 2019

“Todos aqueles que devem deliberar sobre questões dúbias devem também manter-se imunes ao ódio e à simpatia, à ira e ao sentimentalismo”. 
Nesse pensamento de um historiador latino, ocorreu duas vezes a utilização correta do acento grave indicativo de que houve crase; a frase abaixo em que esse mesmo acento está equivocado é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A crase ocorre quando há a fusão da preposição 'a' com o artigo feminino 'a' ou com o pronome demonstrativo 'aquela', entre outros casos. Na frase da alternativa a), 'encoraja à cometer' está incorreto porque o verbo 'encorajar' rege objeto direto ou objeto indireto com preposição 'a', mas o verbo 'cometer' é verbo no infinitivo que não admite artigo feminino antes dele. Portanto, não há crase.

Nas outras alternativas, o uso do acento indicativo de crase está correto porque há a preposição exigida por regência verbal ou nominal e o artigo definido feminino que acompanha o substantivo, como em 'à glória', 'à sumidade', 'à fama' e 'à obediência'.

Fazendo uma segunda análise, verificamos que o verbo 'encorajar' rege a preposição 'a', mas quando seguido de verbo no infinitivo, não se usa artigo, logo não há crase. Nas demais frases, a preposição 'a' se junta ao artigo feminino 'a', justificando o uso do acento grave.

Portanto, a alternativa a) apresenta o uso incorreto do acento indicativo de crase, confirmando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.