Questões Direito Penal

O Ministério Público de determinado Estado da Federação deflagrou ação penal pública in...

Responda: O Ministério Público de determinado Estado da Federação deflagrou ação penal pública incondicionada, mediante o oferecimento de denúncia contra o Prefeito Municipal da Capital do Estado. O MP imput...


1Q700322 | Direito Penal, Oficial do Ministério Público Administrativa, MPE RJ, FGV, 2019

O Ministério Público de determinado Estado da Federação deflagrou ação penal pública incondicionada, mediante o oferecimento de denúncia contra o Prefeito Municipal da Capital do Estado. O MP imputou ao Prefeito em exercício a prática de crime comum, por ter fraudado licitação municipal para beneficiar determinada sociedade empresária, cujo sócioadministrador é seu irmão. Nesse caso, o órgão do Poder Judiciário competente para originariamente processar e julgar o feito é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) o Tribunal de Justiça;

De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 29, X, os prefeitos são julgados por crimes comuns perante o Tribunal de Justiça do respectivo Estado. Isso se deve ao princípio do foro por prerrogativa de função, também conhecido como foro privilegiado, que estabelece que algumas autoridades têm o direito de ser julgadas por tribunais superiores em razão do cargo que ocupam. No caso em questão, como o acusado é um Prefeito Municipal, o órgão competente para processar e julgar o feito é o Tribunal de Justiça do Estado onde ocorreu o suposto crime.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.