No poema acima e de acordo com a morfologia da Língua Portuguesa, assinale a ...

No poema acima e de acordo com a morfologia da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta: 


📖 Texto associado
Leia com atenção o poema da poeta mineira Ana Martins Marques, abaixo, e responda as questões 8 e 9 a seguir.
Pense em quantos anos foram necessários para chegarmos
a este ano
quantas cidades para chegarmos a esta cidade
e quantas mães, todas mortas, até tua mãe
quantas línguas até que a língua fosse esta
e quantos verões até precisamente este verão
este em que nos encontramos neste sítio
exato
à beira de um mar rigorosamente igual
a única coisa que não muda porque muda sempre
quantas tardes e praias vazias foram necessárias para
chegarmos ao vazio
desta praia nesta tarde
quantas palavras até esta palavra, esta
Ref. https://revistapolen.com/seis-poetas-brasileiras-contemporaneas/
No poema acima e de acordo com a morfologia da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta: 

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Camila Duarte
    Camila Duarte
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c) A palavra destacada "tarde" no trecho "desta praia nesta tarde" é classificada como um substantivo, e não como um advérbio de tempo. "Tarde" é um substantivo comum que indica um período do dia.

    Analisando as outras alternativas, a palavra "este" é realmente um pronome demonstrativo, pois indica algo próximo no tempo ou no espaço, conforme a norma da morfologia da Língua Portuguesa.

    A palavra "até" funciona como preposição, estabelecendo uma relação de limite temporal ou espacial, o que está correto na alternativa b.

    O pronome "nos" é um pronome pessoal do caso oblíquo, usado para indicar a primeira pessoa do plural como objeto indireto ou direto, conforme a alternativa d.

    Portanto, a única alternativa incorreta é a c, que classifica erroneamente "tarde" como advérbio de tempo, quando na verdade é um substantivo.
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c) A alternativa incorreta é a que classifica a palavra 'tarde' como advérbio de tempo.

    Analisando cada alternativa:

    a) 'este' é um pronome demonstrativo, usado para indicar algo próximo no tempo ou no espaço, o que está correto.

    b) 'até' funciona como preposição, indicando limite ou alcance, o que está correto.

    c) 'tarde' nesta frase é um substantivo comum, pois se refere a um período do dia, e não um advérbio. Portanto, classificá-la como advérbio de tempo está incorreto.

    d) 'nos' é um pronome pessoal do caso oblíquo, usado como objeto indireto ou direto, o que está correto.

    Fazendo uma segunda análise, confirmamos que 'tarde' é um substantivo e não um advérbio, pois advérbios de tempo seriam palavras como 'ontem', 'hoje', 'amanhã'.

    Assim, a alternativa c é a única incorreta, confirmando o gabarito oficial.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.