O termo “cadáver”, segundo a Nova Ortografia da Língua Portuguesa, é acentuad...

O termo “cadáver”, segundo a Nova Ortografia da Língua Portuguesa, é acentuado graficamente pelo mesmo motivo linguístico que


🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Dani Oliveira
    Dani Oliveira
    31/12/1969 • 21:00
    Destróier: é uma paroxítona terminada em r. Assim como ''cadáver'', deve ser acentuada.
  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: d)

    O termo "cadáver" é acentuado graficamente porque é uma palavra paroxítona terminada em "r". Segundo as regras de acentuação da Língua Portuguesa, palavras paroxítonas terminadas em "r" recebem acento gráfico. O mesmo se aplica ao termo "catéter" (opção d), que também é uma palavra paroxítona terminada em "r" e, por isso, é acentuada da mesma forma.

    As outras opções não seguem o mesmo motivo linguístico:
    a) "jóia" - Esta palavra era acentuada como proparoxítona aparente, mas com a reforma ortográfica, a palavra passou a ser escrita como "joia".
    b) "vôo" - Antes da reforma ortográfica, era acentuada por ser uma palavra paroxítona terminada em "oo", mas agora se escreve "voo".
    c) "destróier" - É acentuada por ser uma palavra paroxítona terminada em "r", mas também contém um ditongo.
    e) "pára" - Era acentuada para diferenciar a forma verbal do verbo "parar" da preposição "para", mas com a reforma ortográfica, a forma acentuada deixou de existir, permanecendo apenas "para" para ambas as funções.
  • Maria Eduarda
    Maria Eduarda
    31/12/1969 • 21:00
    letra c, pois é cateter e não catéter.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.