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1Q703889 | Português, Pontuação, Analista Ministerial Controle Externo Conhecimentos Gerais, MPC PA, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.

Texto CG2A1-I

1    Na década de 1960, o mundo passou por um aumento 
      populacional inédito devido à brusca queda na taxa de 
      mortalidade, o que gerou preocupações sobre a capacidade dos
4    países em produzir comida para todos. A solução encontrada 
      foi desenvolver tecnologia e métodos que aumentassem a 
      produção.
7    Em 1981, o indiano ganhador do Prêmio Nobel de 
      Economia, Amartya Sen, em seu livro Pobreza e Fomes, 
      identificou a existência de populações com fome mesmo em
10  países que não convivem com problemas de abastecimento. O 
      economista indiano traçou então, pela primeira vez, uma 
      relação causal entre fome e questões sociais como pobreza e
13  concentração de renda. Tirou, assim, o foco de aspectos 
      técnicos e mudou o tom do debate internacional sobre a 
      questão e as políticas públicas a serem tomadas a partir daí.
16  As últimas décadas foram de grande evolução no 
      combate à fome em escala global. Nos últimos 25 anos, 7,7% 
      da população mundial superou o problema, o que representa
19  216 milhões de pessoas. É como se mais que toda a população 
      brasileira saísse da subnutrição em menos de três décadas. 
      Contudo, 10,8% do mundo ainda vive sem acesso a uma dieta
22  que forneça o mínimo de calorias e nutrientes necessários para 
      uma vida saudável, e 21 mil pessoas morrem diariamente por 
      fome ou problemas derivados dela.
25  Um estudo publicado em 2016 pela FAO 
      (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a 
      Agricultura) mostra que a produção mundial de alimentos é
28  suficiente para atender a demanda das 7,3 bilhões de pessoas 
      que habitam a Terra. Apesar disso, aproximadamente uma em 
      cada nove dessas pessoas ainda vive a realidade da fome. A
31  pesquisa põe em xeque toda a política internacional de combate 
      à subnutrição crônica colocada em prática nas últimas décadas. 
      Em vez de crescimento da produção e ajudas momentâneas,
34  surge agora como caminho uma abordagem territorial que 
      valorize e potencialize a produção local. 
      Embora os números absolutos estejam caindo, o tema
37  ainda é um dos mais delicados da agenda internacional. 
      Um exemplo da extensão do problema está na declaração 
      dada em 2017 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância
40  (UNICEF), segundo a qual 1,4 milhão de crianças, de quatro 
      diferentes países da África — Nigéria, Somália, Iêmen e Sudão 
      do Sul —, corre risco iminente de morrer de fome. A questão
43  é tão antiga quanto complexa, e se conecta intrinsecamente 
      com a estrutura política e econômica sobre a qual o sistema 
      internacional está construído. Concentração da renda e da
46  produção, falta de vontade política e até mesmo desinformação 
      e consolidação de uma cultura alimentar pouco nutritiva são 
      fatores que compõem o cenário da fome e da desnutrição no
49  planeta.

                    Internet: www.nexojornal.com.br (com adaptações).

No texto CG2A1-I, seriam preservados a correção gramatical e os sentidos do trecho “Um exemplo da extensão do problema está na declaração dada em 2017 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), segundo a qual 1,4 milhão de crianças, de quatro diferentes países da África — Nigéria, Somália, Iêmen e Sudão do Sul —, corre risco iminente de morrer de fome” (l.38 a 42) se
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A substituição dos travessões por parênteses preserva a correção gramatical e o sentido do trecho, pois ambos os sinais são usados para inserir informações explicativas ou acessórios no texto, sem alterar seu sentido principal.

A alternativa b) está incorreta porque a inserção de uma vírgula logo após “problema” não é necessária e pode prejudicar a fluidez da frase.

Na alternativa c), isolar “segundo a qual” entre vírgulas não é adequado, pois essa expressão funciona como um conectivo essencial para a construção da oração subordinada.

A alternativa d) está errada porque a vírgula após “crianças” é necessária para separar o sujeito do restante da oração, especialmente antes do complemento que especifica os países.

Por fim, a alternativa e) sugere substituir o travessão por dois-pontos, o que mudaria o ritmo e a ênfase do trecho, podendo alterar a interpretação original.

Fazendo uma segunda análise, confirmamos que os travessões e os parênteses têm função semelhante de destacar informações adicionais, e a substituição proposta não compromete a correção nem o sentido do trecho, reafirmando a alternativa a) como correta.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A substituição dos travessões por parênteses preserva a correção gramatical e o sentido do trecho, pois ambos os sinais são usados para inserir informações explicativas ou acessórios sem alterar a estrutura principal da frase.

A alternativa b) está incorreta porque a inserção de uma vírgula logo após “problema” não é necessária e pode prejudicar a fluidez do texto.

A alternativa c) sugere isolar “segundo a qual” com vírgulas, o que não é adequado, pois essa expressão introduz uma oração subordinada explicativa essencial para o sentido da frase.

A alternativa d) propõe suprimir a vírgula após “crianças”, mas essa vírgula é necessária para separar o sujeito do restante da oração, especialmente antes do complemento que especifica os países.

A alternativa e) indica substituir o travessão após “África” por dois-pontos, o que mudaria a estrutura e o ritmo da frase, podendo alterar o sentido ou a ênfase do trecho.

Portanto, a única alteração que mantém a correção e o sentido intactos é a substituição dos travessões por parênteses.
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