Questões Português Sintaxe

Responda:


1Q706040 | Português, Sintaxe, Auxiliar em Saúde Bucal, SESACRE, IBFC, 2019

Leia atentamente um trecho da entrevista realizada pelo jornal “A tarde” com o consultor de marketing Mario Persona para responder à questão. (Adaptado)


      A Tarde: O que você tem a dizer sobre pessoas que "sofrem" uma espécie de ansiedade tecnológica, aquele tipo de situação que envolve a falta de capacidade de controle quando o assunto é dominar programas e utilização do micro?

      Mario Persona: Essa ansiedade é comandada pela necessidade. Hoje saber estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado estar familiarizado com a pena — saber escrever. Nossos sentidos foram expandidos e a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente depende agora desses acessórios tecnológicos.

      A Tarde: Em muitos casos, a pessoa perde as estribeiras e parte para a solução mais "irracional" possível: pode até mesmo dar umas pancadas no micro...

      Mario Persona: Já fiz isso. Felizmente não quebrou nada. Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis. É a impressora que para na hora de imprimir aquela proposta urgente. É a Internet que decide ficar muda quando mais preciso enviar ou receber meus e-mails, ou pesquisar algo.

      A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

      Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra d é a incorreta.

a) O sujeito do trecho “Nossos sentidos foram expandidos” é sujeito paciente, pois a frase está na voz passiva. Isso está correto, pois o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo.

b) No trecho “Já fiz isso”, o pronome demonstrativo “isso” tem função anafórica, pois retoma uma ideia mencionada anteriormente no texto. Portanto, essa alternativa está correta.

c) No trecho “Uma da empresa onde trabalha”, o termo “onde” é um pronome relativo que retoma a palavra “empresa”, indicando lugar. Isso está correto.

d) O trecho “que é útil para ser usada nesses sites de Internet” apresenta um problema de concordância. A palavra “que” retoma “conta”, que está no singular, e não “provedores gratuitos” (plural). Portanto, o verbo e o particípio devem concordar com “conta” (singular), como está no texto. A alternativa d afirma incorretamente que o verbo deveria estar no plural, o que é um erro de interpretação. Logo, essa alternativa é incorreta.

Assim, a alternativa d é a única incorreta, confirmando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.