Questões Português Interpretação de Textos

Está clara e correta a redação deste livre...

Responda: Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:


1Q707784 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Tecnologia da Informação da Fazenda Municipal, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo. 

Darwin nos trópicos

        Ao desembarcar no litoral brasileiro em 1832, na baía de Todos os Santos, o grande cientista Darwin deslumbrou-se com a natureza nos trópicos e registrou em seu diário: “Creio, depois do que vi, que as descrições gloriosas de Humboldt* são e sempre serão inigualáveis: mas mesmo ele ficou aquém da realidade”. Mas a paisagem humana, ao contrário, causou-lhe asco e perplexidade: “Hospedei-me numa casa onde um jovem escravo era diariamente xingado, surrado e perseguido de um modo que seria suficiente para quebrar o espírito do mais reles animal.”
          O mais surpreendente, contudo, é que a revolta não o impediu de olhar ao redor de si com olhos capazes de ver e constatar que, não obstante a opressão a que estavam submetidos, a vitalidade e a alegria de viver dos africanos no Brasil traziam em si a chama de uma irrefreável afirmação da vida. Darwin chegou mesmo a desejar que o Brasil seguisse o exemplo da rebelião escrava do Haiti. Frustrou-se esse desejo de uma rebelião ao estilo haitiano, mas confirmou-se sua impressão: a África salva o Brasil.

*Alexander von Humboldt (1769-1859): geógrafo, naturalista e explorador prussiano.
(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 167/168) 
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A alternativa d apresenta uma redação clara e correta, com estrutura gramatical adequada e coerência textual. O enunciado afirma que Darwin ficou surpreso ao constatar que, apesar do regime opressivo da escravidão, os escravos mantinham um grande fervor pela vida, o que está bem expresso e sem erros.

Analisando as outras alternativas, observamos vários problemas. Na alternativa a, há erro de regência e concordância: 'observou de que haviam' está incorreto, o correto seria 'observou que havia'. Além disso, 'regime escravocrata que aqui se incrementara' é uma construção estranha e pouco clara.

Na alternativa b, há problemas de concordância e uso inadequado de pronomes: 'não deixou de lhes compartilhar' está incorreto, pois 'compartilhar' não exige o pronome 'lhes' nesse contexto. Também há redundância e confusão na expressão 'à uma dupla realidade'.

A alternativa c apresenta erros de concordância e uso inadequado de preposição: 'Apesar de que' é inadequado, o correto seria 'Embora' ou 'Apesar de'. Além disso, 'em nossas terras se cultuavam' está estranho, pois 'cultuar' não é verbo adequado para 'escravismo'.

Na alternativa e, há erro na expressão 'em cuja o grande cientista', que é incorreta; o correto seria 'na qual o grande cientista'. Além disso, a frase é confusa e mal estruturada.

Portanto, a alternativa d é a única que apresenta redação clara, correta e adequada ao contexto, confirmando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.