Questões Direito Constitucional Leis Orgânicas

De acordo com o comando constitucional, assinale a afirmativa INCORRETA.

Responda: De acordo com o comando constitucional, assinale a afirmativa INCORRETA.


1Q707925 | Direito Constitucional, Leis Orgânicas, Analista de Sistemas, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

De acordo com o comando constitucional, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A afirmativa é incorreta porque a data de eleição dos prefeitos e vice-prefeitos não é estipulada pela Lei Orgânica Municipal, mas sim pela legislação eleitoral federal, conforme o artigo 29, inciso V, da Constituição Federal e a legislação complementar do Tribunal Superior Eleitoral.

A Lei Orgânica Municipal deve observar as normas constitucionais e legais, mas não tem competência para fixar datas eleitorais, que são definidas em âmbito nacional para garantir uniformidade e segurança jurídica.

As demais alternativas estão corretas, pois a Constituição Federal, em seu artigo 29, estabelece que a Lei Orgânica deve observar os limites para o número de vereadores conforme o número de habitantes (alternativa b), deve prever a iniciativa popular para projetos de lei municipais com pelo menos cinco por cento do eleitorado (alternativa c), e deve estabelecer critérios para fixação do subsídio dos vereadores, que será fixado pela Câmara Municipal para a legislatura subsequente, respeitando os limites constitucionais (alternativa d).

Portanto, a única afirmativa incorreta é a alternativa a, que atribui à Lei Orgânica Municipal uma competência que não lhe cabe.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.