Questões Português

A existência de instituições, na história da humanidade, deve-se sobretudo

Responda: A existência de instituições, na história da humanidade, deve-se sobretudo


1Q708871 | Português, Técnico Fazendário, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.

 Disseminação da violência

      A violência não se administra nem admite negociação: é da sua natureza impor a força como método. Sua lógica final é a adoção da barbárie. As instituições humanas existem para regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência. São chamados justamente de “supremacistas” (um neologismo, para atender a uma necessidade de nossos tempos violentos) aqueles que querem se impor pela força bruta, alcançar um poder hegemônico. Apoiam-se eles em ideologias que cantam a superioridade de uma etnia, de uma cultura, de uma classe social, de uma seita religiosa. Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma “instituição” organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte.

      Talvez em nenhuma outra época foi tão premente a necessidade de se fortalecerem as instituições que de fato trabalham a favor do homem, da coletividade, do interesse público. A profusão e a difusão das chamadas redes sociais puseram a nu a violência que está em muitos e que já não se envergonha de si mesma, antes se proclama e se propaga com inaudito cinismo. Estamos todos diante de um grande espelho público e anônimo, onde se projeta o que se é ou o que se quer ser. Admirável como conquista tecnológica, a expansão da internet ainda não encontrou os meios necessários para canalizar acima de tudo os impulsos mais generosos, que devem reger nossa difícil caminhada civilizatória.

(Aníbal Tolentino, inédito

A existência de instituições, na história da humanidade, deve-se sobretudo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
O texto de Aníbal Tolentino discute a natureza da violência e a função das instituições humanas em contraponto a essa violência. Ele menciona que as instituições existem para "regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência". Isso indica que as instituições são criadas para controlar e moderar os impulsos humanos que podem levar à violência e à barbárie.

Analisando as opções de resposta:

a) A vontade de sobreviver, sejam quais forem os métodos utilizados para isso, não é mencionada como razão principal para a existência das instituições.
b) Dar livre expansão às forças da natureza que atuam como instintos humanos é justamente o que as instituições tentam evitar, conforme o texto.
c) A busca de equilíbrio entre a força da barbárie e o desejo de sociabilidade não é explicitamente mencionada.
d) A necessidade de dominarmos os impulsos destrutivos que estão na nossa natureza é afirmada no texto como uma das razões para a existência das instituições.
e) O desejo de realizar os ideais que os supremacistas elegem como valores absolutos é contrário ao propósito das instituições mencionado no texto.

Portanto, a resposta correta é:
Gabarito: d)

As instituições são descritas como mecanismos para controlar e moderar os impulsos destrutivos inerentes à natureza humana, prevenindo a supremacia da violência.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.