Questões Administração Pública

A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Públi...

Responda: A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Pública que justificaram a reforma do estado em diferentes países. O excesso de burocracia gera nas organizações a


1Q709369 | Administração Pública, Administrador, UFRJ, CESGRANRIO, 2019

A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Pública que justificaram a reforma do estado em diferentes países. O excesso de burocracia gera nas organizações a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) internalização de normas e formalismo.

A burocracia, conforme estudada na Administração Pública, é caracterizada pela formalização excessiva, regras rígidas e procedimentos padronizados. Isso leva à internalização de normas e ao formalismo, ou seja, as organizações passam a seguir estritamente as regras, muitas vezes sem flexibilidade.

O excesso de burocracia não amplia a liberdade de ação, pelo contrário, restringe a autonomia dos agentes públicos, pois eles devem seguir procedimentos rígidos. Portanto, a alternativa a) está incorreta.

Também não ocorre personalização de tarefas e cargos, pois a burocracia busca justamente a impessoalidade, com cargos e funções definidos por normas claras, o que descarta a alternativa c).

A autoridade hierárquica tende a ser reforçada na burocracia, não reduzida, o que elimina a alternativa d).

Por fim, a burocracia implica em aumento da documentação formal, não em sua restrição, o que torna a alternativa e) incorreta.

Portanto, a alternativa b) é a correta, pois descreve o fenômeno do formalismo e da internalização das normas, que são características do excesso de burocracia e que motivaram reformas administrativas para torná-la mais eficiente.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) internalização de normas e formalismo.

A burocracia, conforme estudada na Administração Pública, é caracterizada pela formalização excessiva das normas e procedimentos, o que leva à internalização dessas regras dentro das organizações. Isso significa que as ações passam a ser guiadas rigidamente por normas e formalismos, limitando a flexibilidade e a autonomia dos agentes públicos.

O excesso de burocracia não amplia a liberdade de ação (alternativa a), pelo contrário, restringe-a. Também não promove a personalização de tarefas e cargos (alternativa c), pois a burocracia tende a padronizar e despersonalizar funções para garantir impessoalidade.

Além disso, a burocracia reforça a autoridade hierárquica, não a reduz (alternativa d), e aumenta a documentação formal, não a restringe (alternativa e).

Portanto, a alternativa correta é a letra b, pois o excesso de burocracia gera a internalização de normas e formalismo, o que pode levar a disfunções na gestão pública, como rigidez e lentidão nos processos administrativos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.