Questões Português Morfologia

Em “MELHOR se preparar para o PIOR.”, os dois adjetivos destacados pertencem ao grau:&n...

Responda: Em “MELHOR se preparar para o PIOR.”, os dois adjetivos destacados pertencem ao grau: 


1Q709961 | Português, Morfologia, Assistente Administrativo, JARU PREVI RO, IBADE, 2019

Texto associado.
                                                                                                                                                                        O DIMINUTIVO 
        O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente a usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida também porque a usamos para desarmar certas palavras que, na sua forma original, são ameaçadoras demais. 
        Operação, por exemplo. É uma palavra assustadora. Pior do que intervenção cirúrgica, porque promete uma intromissão muito mais radical nos intestinos. Uma operação certamente durará horas e os resultados são incertos. Suas chances de sobreviver a uma operação... sei não. Melhor se preparar para o pior. 
        Já uma operaçãozinha é uma mera formalidade. Anestesia local e duas aspirinas depois. Uma coisa tão banal que quase dispensa a presença do paciente. 
        No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente com relação à comida. Nada nos desperta sentimentos tão carinhosos quanto uma boa comidinha. 
        - Mais um feijãozinho? 
        O feijãozinho passou dois dias borbulhando num daqueles caldeirões de antropófagos com capacidade para três missionários. Mas a dona da casa o trata como um mingau de todos os dias. 
        O diminutivo é também uma forma de disfarçar o nosso entusiasmo pelas grandes porções. E tem um efeito psicológico inegável. Você pode passar duas horas tomando cervejinha sem nenhum dos efeitos que sofreria depois de duas cervejas. 
        E agora, um docinho. 
        E surge um tacho de ambrosia que é um porta-aviões. 
                                                                                                                                                                                                    Luís Fernando Veríssimo
Em “MELHOR se preparar para o PIOR.”, os dois adjetivos destacados pertencem ao grau: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) superlativo relativo.

Na frase “MELHOR se preparar para o PIOR.”, os adjetivos 'melhor' e 'pior' são formas comparativas que indicam superioridade e inferioridade, respectivamente, em relação a um grupo ou situação.

O superlativo relativo expressa uma qualidade em grau máximo, mas em relação a um grupo ou conjunto, ou seja, algo é o melhor ou o pior entre outros.

O adjetivo 'melhor' é o comparativo de superioridade do adjetivo 'bom', e 'pior' é o comparativo de inferioridade do adjetivo 'mau'. No entanto, quando usados isoladamente para indicar o grau máximo em relação a um grupo, eles funcionam como superlativos relativos.

Portanto, os adjetivos destacados pertencem ao grau superlativo relativo, conforme indicado na alternativa a).

Checagem dupla: 'melhor' e 'pior' não são superlativos absolutos, pois estes indicam qualidade em grau máximo sem comparação, como 'ótimo' ou 'péssimo'. Também não são comparativos de igualdade, pois não expressam igualdade, nem comparativos de superioridade ou inferioridade simples, pois aqui indicam o extremo dentro de um grupo, caracterizando o superlativo relativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.