Texto associado.
De acordo com Zanotti (1999, p. 45), a produção de um título de matéria jornalística deve ser encarada, pelos profissionais de jornalismo, como algo mais nobre que a simples aplicação de algumas regras básicas. Segundo o autor, é “o instante em que o jornalista sintetiza em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor”. Ou seja, o momento de criar um título necessita de uma boa dose de inspiração aliada ao conhecimento de algumas regras básicas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
✂️ a) O título não tem conexão com o lide e, portanto, não precisa referir-se sempre ao principal aspecto do texto e conter o menor número possível de palavras.
✂️ b) O redator pode elaborar o título antes de produzir a notícia, o que significa a omissão de aspectos que motivaram a redação do texto. Palavras como cresce, aumenta, lança, inaugura e amplia não são usadas como reforço ao aspecto de novidade e atualidade.
✂️ c) O uso do verbo no título, recomendado pelos principais manuais de redação, dá impacto e expressividade. O verbo deverá ser mantido de preferência na voz ativa e no presente do indicativo, exceto quando o texto se referir a fatos distantes no futuro ou passado.
✂️ d) É recomendado o uso do ponto no final ou no meio do título, separando o título em duas frases, quando isso for necessário.
✂️ e) Deve-se optar por um título de uma única frase, ainda que ela esteja disposta em duas linhas. Se um título curto for insuficiente para referir-se de forma adequada ao texto, os recursos como o antetítulo e o subtítulo não contribuem para reforçar ou complementar o título.