De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a alterna...

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a alternativa que descreve o conceito demomento vocativo em um documento oficial é:


De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a alternativa que descreve o conceito de
momento vocativo em um documento oficial é:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c) O momento vocativo em um documento oficial refere-se ao momento em que o autor se dirige diretamente ao destinatário, geralmente no início do documento.

    No Manual de Redação da Presidência da República, o vocativo é a forma de chamar ou dirigir-se ao destinatário, o que caracteriza o momento vocativo. Isso é diferente do envelope, dos pronomes de tratamento ou de outras formas de comunicação.

    A alternativa a) fala do texto no envelope, que não é o momento vocativo. A alternativa b) menciona pronomes de tratamento, mas o vocativo não é o emprego desses pronomes, e sim a forma de se dirigir diretamente ao destinatário. A alternativa d) é vaga e não corresponde ao conceito técnico do momento vocativo. A alternativa e) mistura pronomes de tratamento e envelope, o que não corresponde ao conceito de momento vocativo.

    Portanto, a alternativa correta é a c), que define o momento vocativo como o fato de o autor se dirigir ao destinatário no início do documento.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.