Leia atentamente o texto a seguir.
“A primeira área do Brasil ocupada pelo colonizador europeu sempre foi, e continua sendo, a mais importante subregião do espaço geoeconômico nordestino. Reúne os principais centros urbanos e industriais e as duas mais importantes monoculturas latifundiárias de exportação do Nordeste. Reúne também grande parte dos problemas que afetam o Nordeste: pobreza, desemprego, subemprego, favelas, elevadas taxas de mortalidade infantil, forte concentração da renda e das terras” (COELHO; TERRA, 2002, p. 133).
A Região Nordeste do Brasil é dividida em quatro subregiões. Assinale a alternativa que apresenta a subregião citada no texto com suas respectivas características.
✂️ a) Meio Norte - com destaque para a cidade de São Luís, fundada pelos franceses, e as culturas de exportação em grandes propriedades: a cana-de-açúcar e o arroz. ✂️ b) Sertão - com destaque para a Região Metropolitana de Fortaleza, uma das maiores concentrações industriais do Nordeste. O binômio: gado-algodão nas grandes fazendas, além de caracterizar esta subregião, é o forte da sua exportação. ✂️ c) Agreste - destacam-se as cidades: Campina Grande e Caruaru, com a maior bacia leiteira regional. O artesanato de barro do Mestre Vitalino e o babaçu da Mata dos Cocais são os produtos de exportação. ✂️ d) Zona da Mata - as cidades do Recife e Salvador destacam-se como centros industriais e concentrações populacionais. As culturas da cana-de-açúcar e do cacau, em grandes propriedades, são os produtos de exportação. ✂️ e) Recôncavo Baiano - com destaque para a cidade de Salvador, que já foi capital do Brasil. As culturas da mamona e do babaçu, em grandes propriedades, têm elevada importância na exportação.