Questões Economia Estruturas de Mercado

Se a natureza do produto requer que produtores de um bem usem grandes quantidades de ma...

Responda: Se a natureza do produto requer que produtores de um bem usem grandes quantidades de maquinário e equipamento especializado, então


1Q745609 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista PGE, PGE MT, FCC

Se a natureza do produto requer que produtores de um bem usem grandes quantidades de maquinário e equipamento especializado, então
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa B
Quando a produção de um bem exige grandes investimentos em maquinário e equipamentos altamente especializados, isso cria barreiras significativas à entrada e à saída.
Para que novos produtores ingressem no mercado, é necessário um capital inicial muito elevado, além de conhecimento técnico específico e capacidade de operar máquinas complexas. Da mesma forma, sair do mercado também é custoso, pois esses equipamentos costumam ter baixo valor de revenda e são difíceis de realocar para outros setores.

Esse cenário é incompatível com as condições de competição perfeita, nas quais todas as empresas devem ter entrada e saída livres, custos reduzidos para iniciar a produção, tecnologia acessível e baixo risco associado ao investimento inicial.

Em setores que demandam forte capitalização, esses requisitos não se cumprem, pois a estrutura de custos impede a participação fácil de novos concorrentes. Assim, o mercado tende a se concentrar em poucas empresas, com características que se aproximam mais de uma concorrência imperfeita — como oligopólio — do que de uma competição perfeita.
Por isso, a alternativa correta é B: a indústria não se adequa às hipóteses de competição perfeita.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.