A coagulação é desencadeada in vivo pela via extrínseca. Nesta via quem inici...

A coagulação é desencadeada in vivo pela via extrínseca. Nesta via quem inicia a cascata de ativação é o fator:


publicidade
A coagulação é desencadeada in vivo pela via extrínseca. Nesta via quem inicia a cascata de ativação é o fator:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    22/10/2025 • 21:25
    Gabarito: a) VII

    A coagulação sanguínea é um processo complexo que pode ser iniciado por duas vias principais: a via intrínseca e a via extrínseca. A via extrínseca é a principal via desencadeadora da coagulação in vivo, ou seja, dentro do organismo.

    Essa via é iniciada quando ocorre uma lesão vascular que expõe o fator tecidual (também chamado de fator III) ao sangue. O fator tecidual se liga ao fator VII, que está presente no plasma em sua forma inativa.

    Essa ligação ativa o fator VII, que então ativa o fator X, dando continuidade à cascata de coagulação que culmina na formação do coágulo.

    Portanto, o fator que inicia a cascata de ativação na via extrínseca é o fator VII, conforme previsto na literatura médica e nos manuais de fisiologia e hematologia.

    Fazendo uma checagem dupla, os fatores VIII, XI, XII e XIII têm papéis diferentes: o VIII é cofator na via intrínseca, o XI e XII também atuam na via intrínseca, e o XIII é responsável pela estabilização da rede de fibrina, não pela ativação inicial.

    Assim, a alternativa correta é a letra a).
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.