1Q785541 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCCNa rebobinagem de motores elétricos, deve-se ✂️ a) secar o motor quando seu enrolamento for contaminado por excessiva umidade, com temperatura de aquecimento superior a 90 °C, se medida por meio de termômetro, ou de 100 °C quando medida por sensor de temperatura. ✂️ b) substituir o isolamento do motor e o rotor nos casos em que este apenas apresentar redução de sua resistência de isolamento. ✂️ c) dar preferência ao emprego de "sopro" para remoção de impurezas nos enrolamentos ao uso de limpeza por sucção, para que se elimine a possibilidade de danificar as bobinas. ✂️ d) aplicar calor a uma temperatura de cerca de 15 °C acima da temperatura ambiente para prevenir contra a absorção de umidade pelo motor, nos períodos prolongados de utilização, que favorecem a absorção de umidade, reduzindo a resistência de isolamento. ✂️ e) utilizar, para lavagem dos enrolamentos, produtos desengordurantes apropriados que não agridam o pacote de chapas metálicas nem o bobinado. Impurezas muito aderentes podem ser escovadas com suavidade. Após a limpeza, deve-se secar o estator usando estufa com temperatura controlada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro