Questões Engenharia Elétrica Geração e Distribuição de Energia Elétrica

Uma rede de distribuição que apresenta tensão nominal igual a 220 V entre fases (ten...

Responda: Uma rede de distribuição que apresenta tensão nominal igual a 220 V entre fases (tensão de linha) foi projetada para suprir um grupo de consumidores de energia elétrica com as mais variadas cara...


1Q786085 | Engenharia Elétrica, Geração e Distribuição de Energia Elétrica, Técnico Industrial de Engenharia, CER RR, CESPE CEBRASPE

Uma rede de distribuição que apresenta tensão nominal igual a 220 V entre fases (tensão de linha) foi projetada para suprir um grupo de consumidores de energia elétrica com as mais variadas características. Os consumidores do tipo residencial pertencentes a essa rede são ligados em tensão monofásica (fase-neutro) e trifásica. Mas os do tipo comercial são alimentados somente em tensão trifásica. A respeito dessa situação, julgue os itens subseqüentes.

Consumidores do tipo comercial normalmente apresentam cargas capacitivas, caracterizadas por baixo fator de potência. O baixo fator de potência requer elevado consumo de reativo, que, por sua vez, ocasiona maior carregamento nos transformadores da rede de distribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A afirmativa está incorreta porque consumidores comerciais, em geral, apresentam cargas predominantemente resistivas e indutivas, como iluminação, motores e equipamentos eletrônicos, e não cargas capacitivas. Cargas capacitivas são menos comuns em ambientes comerciais e, quando presentes, tendem a melhorar o fator de potência, não a piorá-lo.

O fator de potência baixo está associado a cargas indutivas, que consomem potência reativa, causando maior corrente no sistema e, consequentemente, maior carregamento nos transformadores e linhas de distribuição. Portanto, o problema do baixo fator de potência é causado por cargas indutivas, não capacitivas.

Assim, a afirmação de que consumidores comerciais apresentam cargas capacitivas com baixo fator de potência está incorreta, pois cargas capacitivas geralmente contribuem para o aumento do fator de potência, reduzindo o consumo de potência reativa.

Em resumo, o erro está na associação entre cargas capacitivas e baixo fator de potência em consumidores comerciais, o que não corresponde à realidade das redes de distribuição elétrica.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.