Com relação à Segunda Lei da Termodinâmica e à propriedade termodinâmica derivad...

Questão de Engenharia Química da banca CESPE CEBRASPE aplicada no concurso INPE (2008). Confira a resolução completa abaixo:

Com relação à Segunda Lei da Termodinâmica e à propriedade termodinâmica derivada dessa lei (entropia), julgue os itens subsequentes.

É possível estabelecer uma escala absoluta de temperatura para uma dada substância por meio de linhas isotérmicas e adiabáticas. Nesse caso, em um gráfico cuja ordenada representa as isotérmicas e a abscissa representa uma propriedade termodinâmica apropriada, linhas adiabáticas consecutivas podem ser desenhadas de forma que correspondam à adição de quantidades iguais de calor. Esse método tem como base o estabelecimento de áreas iguais definidas por duas isotérmicas e duas adiabáticas consecutivas.