Atleta profissional de futebol, FAM, gênero masculino, de 25 anos de idade. Diag...

questão de fisioterapia da banca iades aplicada no concurso escola superior de ciências da saúde df (2016). confira a resolução completa abaixo:

Atleta profissional de futebol, FAM, gênero masculino, de 25 anos de idade.

Diagnósticos: lesão completa do ligamento cruzado anterior; lesão em alça de balde do menisco medial; e, lesão longitudinal do menisco lateral na porção periférica.

História clínica: entorse de joelho em valgo com o pé preso no solo. Estalido no joelho, seguido de muita dor que o impossibilitou de permanecer no jogo. No dia seguinte, o paciente não conseguia fazer descarga de peso porque o joelho estava bloqueado em semiflexão e muito inchado.

Com base nesse caso clínico hipotético, e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A sutura do menisco lateral lesado é possível, pois ela se localiza em uma região vascularizada do menisco, porém aumenta o tempo de recuperação do atleta em comparação à meniscectomia parcial. A sutura deve ser priorizada, a fim de prevenir lesões osteocondrais futuras, mesmo que o atleta queira um retorno mais precoce às atividades esportivas.